Andressa Diniz: Como começar a montar o enxoval de casamento
Image Map

Como começar a montar o enxoval de casamento

Oii pessoal, tudo bem?

No post de hoje decidi contar para vocês como eu comecei a montar meu enxoval de casamento. Já vou avisando que o post vai ser longo hahha porque vou contar passo a passo de como eu fiz. Então se vocês quiserem saber como eu comecei a montar meu enxoval, continue lendo o post!


Cada pessoa começa a montar o enxoval de um jeito. Tem gente que prefere juntar dinheiro e comprar tudo de uma vez e tem gente, assim como eu, que prefere ir comprando aos poucos. Só que para comprar aos poucos, nós temos que ter um pouco de controle para não comprar coisas desnecessárias. Então para que isso não aconteça, eu segui um passo a passo e assim consegui comprar a maioria das minhas coisas antes do casamento. E por isso não tive necessidade de fazer chá de panela/ chá de casa nova, o que economizou muito dinheiro.

Vamos ao passo a passo:

- Faça uma lista com TODAS as coisas que você PRECISA/ QUER para a sua futura casa. Se você achar melhor, procure listas de enxoval no google, tem várias por lá, mas saiba que muitas coisas dessas listas não são tão necessárias assim, então vá separando tudo o que você considera necessário e o que você quer. Tudo mesmo! Das coisas mais básicas/simples até as coisas mais caras. Separe tudo por tópicos, por exemplo:

*Cozinha: fogão, geladeira, utensílios, armário de cozinha....
*Quarto: Cama, criado mudo, lustre, tapete, cortina, guarda roupa, ar condicionado, televisão, roupa de cama...
*Sala: Rack, sofá, tapete, cortina, lustre, televisão...

Ou seja, coloque na lista tudo, exatamente tudo o que você quer separado por tópicos para facilitar a sua vida! Dessa forma eu consegui ter uma base do que eu precisaria comprar.

- Depois de separar TUDO, você deve pensar em quanto tempo você tem para comprar isso tudo. Se você não tiver muito tempo, já começa a riscar da sua lista tudo o que não for PRIORIDADE, porque certas coisas a gente não precisa comprar assim tão rápido. Podemos comprar até depois do casamento se for o caso. Sei que isso é chato, mas se você não tem muito tempo e seu dinheiro tá curto, não adianta forçar a barra. Então deixe tudo o que não for prioridade de lado, em uma outra lista. Mas se você achar que tem tempo e dinheiro suficiente para comprar TUDO o que é prioridade e TUDO o que você quer, então não precisa riscar nada da sua lista!


- Feito isso, você deve escolher por onde começar. Se você quer começar a montar a sua cozinha, quarto, sala, banheiro... porque como são muitas coisas é melhor você ir montando cada cômodo de uma vez, e assim você não esquece de nada. Eu comecei a montar a minha cozinha, pois tem muito mais coisas para comprar do que os outros cômodos. Eu aconselho começar pelos itens mais básicos da cozinha, por exemplo: copos, talheres, taças, pratos...

Mas antes de comprar essas coisas, veja QUANTO de cada item você deve comprar. Eu comprei 12 pratos, 12 copos, 12 taças, tudo 12 porque eu achei que era uma quantidade OK para a minha casa. Pensei nas pessoas que eu poderia receber de uma vez só na minha casa... então 12 foi um número bom pra mim, mas se você achar que deve ser mais ou até menos do que isso, não tem problema, veja o que é necessário para você.

- Depois de comprar esses itens mais básicos, você pode começar a comprar as outras coisas maiores. Liquidificador, batedeira, torradeira...

*Lembre-se: E bom pesquisar os preços, não vá comprando tudo o que vê pela frente. Pesquise bastante os preços e assim você vai economizar bastante.

Se você já tiver com sua casinha pronta, ou tiver espaço na casa dos seus pais, você já pode comprar o fogão, geladeira, armário de cozinha também, mas se não tiver como foi o meu caso, SEPARA esses 3 itens e deixa para comprar quando tiver um lugar para colocar. Até porque se você comprar a geladeira muuuuuuito antes ela pode ter vindo queimada ou algo do tipo e depois não vai ter como trocar, só se você colocar na garantia estendida, então essas coisas que não tem como testar antes de usar, é melhor deixar de lado e comprar depois. Ganhei a minha geladeira de presente da minha mãe e ela só comprou com 46 dias antes do meu casamento, justamente porque não tinha onde colocar, então esperamos a minha casa ficar pronta para poder comprar.


- Cozinha pronta ou quase, já podemos comprar outras coisas. Depois da cozinha eu fui direto para o quarto e banheiro. Comprei todas as roupas de cama, edredons, travesseiros, tapete, cortina....TUDO o que eu achei necessário para o quarto. Tudo o que estava na minha lista e já fui comprando minhas toalhas também. Mas antes de comprar vocês devem ver a quantidade. Não adianta comprar 50 roupas de cama se você não vai ter lugar para guardar. Não adianta fazer a louca e sair comprando tudo o que acha bonito hahaha coloque limites nas suas comprar.

A cama eu deixei de lado como fiz com a geladeira, maquina de lavar...porque eu não tinha onde colocar. O criados mudos por serem menores eu comprei junto com as roupas de cama.


- Depois de ter comprado os itens mais básicos da cozinha e do quarto, você já pode ir para a sala, só que a sala tem bastante coisas grandes (sofá, rack, televisão), então se você AINDA não tem onde colocar essas coisas, você começa comprando a cortina (se você quiser cortina na sala), tapete...essas coisas mais básicas da sala.


- Depois de comprar os itens mais básicos da casa TODA, você começa a separar o dinheiro para comprar aquelas coisas MAIORES que você deixou de lado porque não tinha onde colocar (geladeira, maquina de lavar, fogão, cama, guarda roupa, sofá, rack, televisão...) e aí quando você tiver a sua casa pronta, você pode comprar todas essas coisas de uma vez só. Mas não esqueça de pesquisar bastante antes de comprar e tente estabelecer uma meta de quanto você pode gastar em cada item.

Claro que você só vai precisar esperar para comprar essas coisas maiores se você não tiver onde colocar, mas se você tiver espaço você já pode ir comprando cada coisas de acordo com a ordem dos cômodos, assim é até mais fácil.

Se você se programar bastante e ir comprando tudo certinho o que tem na sua lista, você evita exageros e economiza bastante no final.

Como eu disse, tem gente que prefere juntar bastante dinheiro e comprar tudo de uma vez só, eu não quis fazer dessa forma porque consegui comprar muitas coisas na promoção. Na Black Friday, consegui comprar várias coisas bem mais em conta, então vale a pena esperar.

Não sei que vocês conseguiram acompanhar meu raciocínio, mas basicamente, comece comprando os itens mais básicos de TODOS os cômodos e depois compre as outras coisas (geladeira, maquina, fogão...) *ISSO  SE VOCÊ NÃO TIVER ESPAÇO PARA COLOCAR, MAS SE VOCÊ TIVER, PODE COMPRAR TUDO CONFORME VOCÊ FOR PASSANDO PELOS CÔMODOS.  O importante é você seguir uma ordem para não esquecer nada, porque se você for comprando tudo misturado, você corre o risco de comprar coisas desnecessárias ou até mesmo esquecer de comprar alguma coisa importante.

Então é isso amores, espero que tenham gostado!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *